Quando pensamos em construir ou reformar a cozinha, nossas primeiras referências sempre são de revestimentos e móveis, não é mesmo? Mas as pias e cubas são uma peça importantíssima no ambiente, não só por sua funcionalidade mas também na decoração.

Ao escolher pias e cubas para cozinha, é necessário levar em conta uma série de fatores e características. Afinal, qual é o melhor material? É melhor escolher um modelo simples ou duplo? Para responder essas e outras dúvidas, preparamos esse texto com algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor modelo para a sua casa. Confira abaixo!

Qual a diferença entre pias e cubas?

Talvez esse seja o seu primeiro questionamento ao ver esse texto: afinal, qual a diferença entre esses dois termos? Pias e cubas são a mesma coisa? Não, não são. As pias têm um design mais tradicional e são peças inteiras, ou seja, é como se fossem a união de cuba e bancada. Já as cubas são aquelas “caixas” abaixo da torneira, por onde escorre a água, e precisam ser acopladas às bancadas.

Sendo assim, as cubas são conhecidas por sua versatilidade, permitindo mais criatividade ao pensar na combinação de peças em relação a toda a decoração do ambiente.

Principais modelos de pias e cubas para cozinha

Cubas de embutir

São o modelo mais comum e mais vendido no mercado, quase sempre feitas de inox. As cubas de embutir são coladas nas bancadas, que podem ser de diversos materiais. Por baixo, deixando o ambiente com uma aparência mais clean. Além disso, no dia a dia, são práticas e permitem que a água da bancada escorra mais facilmente.

Cubas de sobrepor

Nesse modelo, as cubas são encaixadas na bancada com uma borda sobressalente. A principal diferença para as cubas de embutir é que ficam apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada.

Cubas duplas

Muito recomendadas para famílias grandes e espaços com frequência de muitas pessoas, as cubas duplas são boas opções quando se costuma ter muitas louças, pois, além de serem maiores, permitem uma lavagem mais rápida. Atualmente, também é possível encontrar no mercado modelos mais reduzidos, perfeitos para cozinhas menores e bancadas estreitas.

Pias de inox

Entre as pias, esse é o modelo mais tradicional e acessível. Feito totalmente com aço inoxidável, pode ser encontrada com uma ou duas cubas e em diversos comprimentos. Por ser somente uma peça, é um modelo prático, porém, tende a durar menos já que a bancada de inox é mais suscetível a amassados e arranhões ao preparar alimentos.

Pias esculpidas

As pias esculpidas vêm se tornando uma tendência no mundo da decoração por deixar o espaço da cozinha mais moderno e sofisticado. Uma alternativa mais acessível e resistente é produzi-las com porcelanatos de grandes formatos.

Gabinetes

Os gabinetes são uma opção mais acessível, que reúne bancada, cuba e armário em um único móvel. São bastante práticos e podem ser encontrados em diversos modelos, com pia ou bancada e cuba, com ou sem torneira e cuba simples ou dupla.

Qual é o tamanho ideal para pias e cubas?

Ao escolher pias e cubas para cozinha, é preciso levar em consideração o tamanho do espaço. Afinal, a cada dia que passa os apartamentos ficam menores. Por isso, as pessoas têm adquirido o hábito de comprar a cuba no tamanho que mais agrada e depois mandam fazer a bancada de pedra de acordo com o espaço disponível.

Além disso, também é válido levar em consideração os hábitos da casa. Quantas pessoas moram ali? Quanto tempo ficam em casa? Costumam sujar muita louça? Se forem muitas pessoas e a casa não tiver uma máquina de lavar louças, o ideal é uma cuba maior e mais profunda. Se é alguém que mora sozinho e trabalha fora o dia todo, pode optar por modelos menores e mais rasos.

Acessórios para pias e cubas: o que tem hoje no mercado?

Hoje em dia é possível encontrar no mercado diversas opções de acessórios de pias e cubas para cozinha, desde opções indispensáveis, como a válvula e o Sifão – que conecta e direciona a água da cuba para o sistema de esgoto –, até algumas feitas para facilitar o dia a dia e deixar a rotina mais prática. Veja só!

  • Ralo – responsáveis por escoar a água e os resíduos que as cubas da cozinha recebem quando lavamos alimentos, louça, etc. Para facilitar a limpeza da pia, você pode usar uma rede protetora conhecida como ralo de pia.
  • Lixeira embutida – Você pode escolher modelos de diversos materiais, desde acrílico até plástico ou aço inox.
  • Dispenser/dosador de detergente – dosador da quantia necessária de detergente, sem desperdício.
  • Calha Úmida – Utilizado para escorrer louças ou alimentos, as calhas irão coletar toda água dos escorredores e escoarão diretamente pelo esgoto através de um dreno no centro da peça. 
Calha Úmida Tramontina
  • Cestinho para lavar verduras – permite que lave os alimentos dentro do cesto impedindo que algum vestígio de alimento caia no ralo da pia.
  • Tábua de madeira para manusear e cortar alimentos – para cortar alimentos sem danificar a bancada.
Tábua Tramontina

Como fazer a manutenção de pias e cubas para cozinha?

A manutenção de pias e cubas é uma parte importante para garantir que os itens durem bastante tempo. Por isso, tenha atenção aos materiais escolhidos e aos produtos utilizados na limpeza. Evite opções abrasivas, que corroem e diminuem o tempo de vida das peças. Confira algumas dicas:

  • Escolha sempre usar panos e esponjas macios e sabão ou detergente neutro para limpar as pias e cubas.
  • Ao cortar ou picar alimentos, procure usar uma tábua de corte para evitar arranhões na superfície da bancada.
  • Quando precisar de uma limpeza mais pesada em panelas, coloque um pano úmido por baixo ou tapetinho de silicone para evitar que escorregue e arranhe a cuba

Precisa de ajuda para escolher pias e cubas para cozinha? Conte com a melhor especialista em acabamentos para selecionar a melhor opção para a sua casa! Clique aqui e baixe nosso cupom de R$100 desconto para a sua próxima compra*. Quer conferir todas as superofertas do mês ABC? Acesse esse link.

*Consulte condições nas lojas