No nosso texto “Como reorganizar o cronograma da sua obra com a quarentena”, demos a dica de que em meio à pandemia pode ser uma boa ideia comprar os materiais para a sua obra e armazenar em um local apropriado. Vai ser muito bom garantir as condições de compra e poder esperar com segurança o melhor momento pra retomar a sua obra. É muito importante que mesmo que o material vá ficar armazenado, você consiga um local dentro das recomendações.

            Recomendamos a você que antes do armazenamento esteja atento aos prazos de conferência de cada material. Independente de quando for usar, de preferência para que tudo seja conferido no ato da entrega. Veja a nota fiscal, o pedido e se as embalagens estão avariadas. Assim você consegue comunicar a empresa qualquer problema ou necessidade que tiver em tempo hábil.

Argamassa

  • Ao armazenar sacos com esse material, é importante que eles sejam mantidos protegidos contra a chuva, inundações, vazamentos, entre outros.
  •  Para evitar que as embalagens sejam perfuradas ou danificadas, certifique-se de retirar quaisquer objetos pontiagudos do local.
  • Apesar de estarmos falando de embalagens mais pesadas, não é indicado que uma pilha com muitos sacos de argamassa sejam feitas. Isso porque quanto maior a pilha, maior o peso sobre os primeiros sacos embaixo, que podem acabar compactado.
  • Outra consequência é que quanto maior for a pilha, maior também será o risco de queda dos sacos em cima de pessoas que circulam próximo ao local de armazenamento. Empilhe na horizontal, deitados, com as partes largas do produto para baixo e para cima. Deixe um espaço entre os sacos para que favoreça a circulação de ar e mantenha a argamassa em temperatura ambiente.

Cuidados específicos com os revestimentos

  • A primeira orientação que damos é que os revestimentos fiquem armazenados em locais cobertos e também secos e arejados. Preferencialmente, não deixe que as caixas fiquem diretamente no chão; coloque-as em cima de um estrato de madeira ou uma estrutura do tipo para que elas não entrem em contato direto com a umidade do solo.
  • Respeite sempre o nível máximo de empilhamento para que você não tenha problemas com a quebra do seu revestimento. Como são materiais frágeis, tenha muito cuidado na armazenagem e não tire da embalagem até que tenha chegado de fato o momento do uso.
  • Evite dispor as caixas de maneira que podem escorregar.
  • Para os revestimentos amadeirados, não deixe de conferir se estão nivelados, para evitar empenos.

Os metais

  • A dica de manter os materiais em local seco e arejado deve ser seguida à risca para os metais, para evitar a corrosão.
  • Siga também as orientações para nenhuma caixa seja deixada no chão diretamente.

Verifique as embalagens

  • Geralmente, as embalagens dos produtos vêm com algumas orientações básicas para o armazenamento, como o lado que deve ficar para cima e algumas outras medidas particulares que devem ser observadas.
  • O que pode ajudar também na hora de deixar tudo guardado na sua obra é ordenar os materiais por tamanho, fragilidade e também por tipo (o que é porcelanato, o que é louça, metal, etc).

Gostou das nossas dicas? Compartilha com todo mundo e acesse abcdaconstrucao.com.br para acompanhar nosso conteúdo e também as nossas ofertas. Se precisar, pode nos chamar pelo WhatsApp (31) 99249-0299 ou 0800 200 0216. E não esqueça, você também pode comprar sem sair de casa com a ABC Na Sua Casa. Somos a maior especialista em acabamentos e estamos sempre prontos para te atender. Conte com a gente!