Estamos passando por um momento difícil, em que a orientação geral é o isolamento social, determinando que todos fiquem em seus lares. Queremos te ajudar a aproveitar esse tempo de recolhimento para cuidar da sua casa e deixar os ambientes do jeito que sempre quis, e o primeiro passo para isso, é ficar atento aos elementos que você já tem em cada espaço. 

O cuidado contínuo com os materiais e móveis que compõem um ambiente pode melhorar, e muito, a aparência do espaço, além de evitar problemas relacionados à falta de manutenção e à saúde das pessoas. Se você possui pisos e paredes com revestimentos em casa, sabe bem que por ficarem expostos a contato contínuo e sujeira precisam de atenção especial.

Preparamos este texto para te ajudar a manter a beleza desses materiais. Que tal conferir algumas dicas sobre limpeza? Continue lendo e aproveite para colocar as dicas em prática e transformar o seu ambiente!

Cuidando dos rejuntes em primeiro lugar

Caso o seu revestimento seja bold, o ideal é começar a limpeza pelo rejunte, pois, sua higienização gera alguns resíduos. Existem receitas que podem ser feitas com produtos que você já deve possuir em casa, garantindo mais praticidade, confira:

1 – Receitas caseiras para a limpeza

  • Vinagre Branco: aplique o produto em todo o rejunte e deixe agir por até 20 minutos. É preciso tomar cuidado para que o produto não seque, tornando a sua retirada mais difícil. Depois é só esfregar com uma escovinha macia, ou escova própria para limpeza de rejunte (pequena e com cerdas mais duras) ou até uma esponja. Para finalizar, aplique um desinfetante aromatizante para retirar o cheiro do vinagre.
  • Bicarbonato de Sódio: sem dúvidas, essa é uma das receitas mais conhecidas, por se tratar de um material econômico e fácil de ser encontrado. Para realizar a limpeza com esse produto, basta aplicá-lo diretamente no rejunte ou misturá-lo com água oxigenada, deixando agir por alguns minutos, e esfregar também com uma escovinha ou uma bucha.
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Limpar os rejuntes com receitas caseiras como essas e observar a melhoria no aspecto do piso, pode fazer com que você faça dessa uma atividade rotineira na sua vida. Que tal adotar essa prática em casa?

2 – Atenção na limpeza de rejuntes de Porcelanatos

A atenção deve ser redobrada na limpeza dos rejuntes de alguns revestimentos específicos, como por exemplo, o porcelanato. Para esse estilo, é preciso ter gentileza no momento da escovação e na aplicação do material, para que não ocorram arranhões ou manchas. Vale lembrar que produtos abrasivos, como água sanitária, acetona ou soda cáustica, além de serem perigosos de manusear, também podem manchar o piso.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

3 – Cuidados com os rejuntes dos banheiros

Como o banheiro é uma área que fica constantemente molhada, os revestimentos desse espaço precisam de cuidados extras. Uma medida que pode ser tomada é manter a porta do box e a janela do banheiro sempre abertas após o banho, evitando a formação de mofo nos rejuntes.

Aqui no blog já contamos sobre rejuntes específicos para ambientes que lidam com água. Clique aqui para ter acesso à matéria com tudo o que você precisa saber para comprar argamassa e rejunte para a sua obra.

Finalize a limpeza dando a devida atenção aos revestimentos

Os cômodos da casa pedem por diferentes tipos de revestimentos de acordo com suas características e, por isso, a limpeza dessas áreas também precisa ser personalizada. Listamos qual é a melhor forma de realizar a manutenção dos estilos mais comuns, confira:

  • Porcelanatos

A limpeza desse revestimento é bem simples, sendo necessário somente o uso de um detergente neutro.

  • Cerâmicas

A limpeza também pode ser realizada com ajuda do detergente neutro. A manutenção deste revestimento pode ser realizada com cuidados simples, como varrição e passadas de pano.

  • Piso Vinílico

O ideal para este piso é que haja uma rotina de higienização com pano para remover as sujeiras mais profundas. Aqui pode ser usado um pano úmido com detergente, seguido de um pano seco para não deixar o piso molhado.

Realizou a limpeza e não se sentiu satisfeito com o ambiente?

A durabilidade dos revestimentos e rejuntes são altas, mas se você realizou a limpeza e não ficou satisfeito com o resultado ou gostaria de mudar as coisas por aí, conte conosco!

Somos a maior especialista em acabamentos e podemos te ajudar a encontrar outro revestimento perfeito para ser aplicado no ambiente pretendido. Converse com um de nossos especialistas, nesse momento via telefone 0800 200 0216 ou Whatsapp, e tire todas as suas dúvidas sobre nossos produtos e condições.