A manutenção periódica de um imóvel é parte imprescindível para garantir a durabilidade de qualquer obra. Quando falamos de residências ou espaços comerciais, as manutenções do espaço físico estão diretamente ligadas à qualidade de vida de todos os que ali moram ou frequentam.

Rachaduras, revestimentos estufados e infiltrações são apenas alguns dos detalhes que você precisa ficar de olho para que, ao mínimo sinal de anormalidade, sejam reparados e evitem grandes problemas.

Para te ajudar com as manutenções periódicas da sua casa, preparamos este post com informações importantes que vão garantir mais segurança para o imóvel e, principalmente, você e sua família. Vamos lá!

O que observar

Revestimentos de piso e parede

Observar como andam os revestimentos vai muito além de estética. Além de procurar por manchas e arranhões, por exemplo, verifique também se há algum revestimento rachado, oco ou prestes a soltar em pisos, paredes e piscinas. Isso vai prevenir acidentes, desde tropeções e ferimentos leves, até mesmo outros mais graves, como um revestimento de parede solto cair e atingir alguém que estiver por perto.

Rejuntes

Além dos próprios revestimentos, os seus rejuntes também são um item importante a ser observado. Com o tempo, eles podem acabar se desgastando e acumulando sujeiras ou ainda deixar o espaço entre os revestimentos mais fundo, tornando-o mais afiado e cortante. Nesse caso, ao realizar a manutenção do rejunte, é importante utilizar um produto de remoção para retirar todos os restos do rejunte antigo antes de aplicar o novo.

Umidade

A umidade é um fator fundamental de se ficar de olho em casa, para garantir a saúde e o bem-estar de todos que moram ali. Use produtos que ajudem a reduzir a umidade de alguns cômodos e procure sempre por infiltrações, especialmente em ambientes naturalmente mais molhados, como banheiro e cozinha, e áreas externas e fachadas, que são frequentemente atingidas por chuva. Infiltrações podem ser contornadas com o uso de argamassas especiais e impermeabilizantes.

Calhas e telhas

Cheque por acúmulo de folhas e sujeiras nas calhas, para evitar entupimentos ou transbordamentos, além de proteger contra a proliferação de mosquitos, como o aedes aegypti, que pode transmitir doenças graves, como dengue, zika e chikungunya.

Anualmente, também deve ser feita a manutenção periódica das telhas, envernizando com um produto adequado para garantir que não há nenhuma se soltando, que possa provocar possíveis vazamentos de água de chuva para o teto.

Torneiras e registros

Por fim, é imprescindível estar de olho em válvulas de descarga, torneiras e registros de água em casa e procurar por vazamentos que possam provocar outras infiltrações ou denunciar problemas mais graves, como encanamento envelhecido.

Com que frequência as manutenções devem ser feitas

Não existe uma frequência ideal para realizar as manutenções periódicas em casa, pois depende muito de cada material, região e nível de tráfego no imóvel. Mas é recomendado que tais inspeções sejam realizadas ao menos uma vez por ano, com exceção das calhas, que devem ser limpas sempre que possível.

Quanto maior a frequência dessas inspeções, maiores as chances de encontrar problemas ainda em estágios iniciais e prevenir maiores dores de cabeça em decorrência de algo que poderia ter sido evitado ou contido.

Como aumentar a durabilidade de um espaço

São muitos os fatores que podem provocar a deterioração de materiais, como o próprio tempo, o alto tráfego em determinados ambientes e tipos de revestimento, além do uso de produtos químicos abrasivos e a vulnerabilidade a ações naturais, como ventos fortes e chuva.

Por isso, a principal dica é respeitar as recomendações de manutenção dos fabricantes de cada produto. Por exemplo, fazer uso de materiais de limpeza menos agressivos, tomar cuidado com a umidade nos locais e, no caso dos revestimentos para piso, colocar tapetes antiderrapantes em ambientes com alto tráfego de pessoas.

Além disso, ao realizar manutenções periódicas, tome alguns cuidados para que não se prejudique um material tentando consertar outro. Proteja pisos e móveis com o uso de lonas plásticas ou os chamados “salva-piso”, que criam uma camada extra de proteção contra a sujeira e possíveis arranhões.

Como escolher o profissional mais adequado

Muitas pessoas pensam que, por parecerem simples, as manutenções podem ser realizadas sem a necessidade de se contratar um profissional especializado. Mas saiba que a boa execução das manutenções é essencial para garantir um resultado de qualidade e duradouro. Portanto, se não estiver acostumado a realizar alguma delas, recomendamos que contrate um especialista para fazê-la por você.

A melhor maneira de escolher um profissional adequado, que vá fazer um trabalho de excelência em qualquer manutenção necessária é buscar referência. Peça indicações a parentes, amigos, vizinhos e pessoas que você confia, pergunte como foi o serviço, a pontualidade, se houve retrabalho ou garantia do serviço. É importante se sentir seguro com o profissional antes da contratação, para que você não tenha problemas ou prejuízos no futuro.

Obra + Fácil

Foi pensando nisso, que a ABC da Construção desenvolveu o Obra + Fácil (obramaisfacil.com.br), que possui o cadastro de prestadores de serviço qualificados em diversas cidades. O programa permite que o cliente encontre o profissional desejado e ainda financie sua mão de obra, com pagamento facilitado no cartão de crédito em até 10x. E, se você já tiver um profissional de confiança para determinado serviço, também é possível inseri-lo no programa para aproveitar o financiamento, com rapidez e facilidade.

Para te ajudar com as manutenções periódicas da sua casa, preparamos este post com informações importantes que vão garantir mais segurança para o imóvel e, principalmente, você e sua família. Vamos lá!

Para saber mais sobre o programa e outros benefícios da maior especialista em acabamentos para as manutenções periódicas da sua casa, entre em contato com a loja ABC da Construção mais próxima. E, para garantir nossos produtos com condições imperdíveis, clique neste link e ganhe R$100 de desconto* na sua próxima compra e ainda clique aqui e confira nossas ofertas do mês ou entre em contato com a gente pelo Whatsapp.

*Consulte condições na loja.