Nesta época do ano, muitas pessoas se interessam em saber mais sobre a instalação ou construção de piscinas em suas casas, já que, com o aumento nas temperaturas, essa é uma ótima oportunidade de se refrescar, não é verdade?

Mas algumas dúvidas são bem comuns se tratando deste assunto, e vão desde questões mais técnicas, como normas de instalação, a até mesmo quais os melhores materiais e produtos a serem utilizados. As opções disponíveis no mercado podem confundir a cabeça de quem pretende realizar o sonho de ter uma piscina em casa, mas nós vamos te ajudar com algumas informações sobre, confira:

O que considerar antes de ter uma piscina em casa?

Primeiramente, é necessário entender a importância de um profissional da área para produzir um projeto para essa obra, como, por exemplo, um arquiteto ou um engenheiro. Esses profissionais vão dar coordenadas e analisar se o lugar escolhido para a instalação da piscina é adequado. Para isso, algumas questões podem ser observadas como, por exemplo, a situação do solo, a incidência de sol, a presença de árvores e etc.

Depois de resolvidas as primeiras questões, o próximo passo é a escavação, em que deve ser executado o caimento do piso para que a água tenha uma saída de escape suave e instalação de dutos, dos blocos estruturais. Por fim, chega à etapa em que aprofundamos nesse texto: o acabamento ideal.

Quais são os melhores materiais para revestir piscinas?

Ao pensar no revestimento da sua piscina, é necessário considerar materiais duráveis, funcionais e que ainda emitam uma boa estética para chegar ao resultado esperado e evitar que problemas relacionamos à má instalação aconteçam. Para isso, existem alguns materiais específicos para piscinas, que se mostram mais apropriados para as suas características, como se manter molhada, captar luz solar intensamente e sofrer impacto provocado pelos banhistas.

A nossa dica é apostar na Argamassa para Pastilha, mais utilizada em acabamentos para piscina. Ela tem a espessura mais fina que as demais, o que facilita a aplicação dos revestimentos, e tem a vantagem de ser um produto dois em um: é utilizada para assentar e rejuntar ao mesmo tempo. Além disso, ela é indicada para a instalação de pastilhas nas piscinas e confere um melhor acabamento. Explicamos nessa matéria tudo o que você precisa saber sobre os tipos de argamassas disponíveis no mercado.

Escolhendo o acabamento: cerâmica, pastilha ou azulejo?

Cerâmica

Considerada uma das opções que oferece um visual final mais bonito, os revestimentos de cerâmica podem ser adquiridos no modo fosco, esmaltado ou rústico. Além disso, é possível encontrar no mercado versões em formatos e estampas variados, dentro de temas geométricos, florais, rústicos, e que estejam dentro do universo marítimo.

REVESTIMENTO PISCINA ELIANE 10X20 TAQUARI A C 20 - 09588
Revestimento para piscina Eliane – Caraubas A 10X20cm – Ref: 31172

Azulejo

Consolidado como um dos revestimentos mais vendidos para piscinas, o azulejo tem baixo custo e chama a atenção por possibilitar a montagem de mosaicos, já que a variedade de opções de cores e desenhos à venda é grande. Para quem busca durabilidade, esta é uma das melhores opções, o que pode ser um fator de interesse, se tratando de uma obra que demanda investimento.

O revestimento não é indicado para ser utilizada no piso, e o seu uso vem sendo reduzido ao longo dos anos por apresentar quebra do material neste local.

Pastilhas

As pastilhas podem ser adquiridas com base de vidro ou cerâmica e os dois tipos de acabamentos produzem um visual clássico. Uma das grandes vantagens desse revestimento é que sua porcentagem de absorção de água é bem pequena, mantendo a cor original por muito mais tempo.

Revestimento Portobello 7,5x7x5cm – Prisma Turquesa A – Ref: 08270

Um cuidado a se tomar é que as peças que forem aplicadas no chão da piscina devem ser tecnicamente mais resistentes, para aguentarem o peso dos banhistas e da própria água. Para te ajudar a escolher a melhor opção, é indicado o acompanhamento de um profissional da área e podemos te ajudar com indicações próximas a você. Clique aqui para solicitar uma ligação da ABC da Construção e agendar uma ligação.

As áreas externas também merecem atenção

Piscinas atraem pessoas de todas as idades e, por isso, deve-se apresentar um ambiente seguro dentro e fora dela.

Eliane rev piscina 35301 verde jade onda
Revestimento Eliane 7,5×7.5cm – Mesh Verde Jade Onda BR A – Ref: 35301 

Existem pisos específicos para áreas externas molháveis e, para entender qual produto é indicado para o seu caso, é fundamental analisar com o que é necessário ter mais atenção. Pisos antiderrapantes são perfeitos para áreas próximas a piscina, pois contam com resistência ao escorregamento e tornando o local mais seguro.

Um exemplo de revestimento bastante conhecido e aplicado nessas áreas é o porcelanato, que é resistente e possui acabamento elegante. Além disso, no mercado existem versões antiderrapantes, além de inúmeras variações de texturas, como madeira e cimento queimado que podem ser utilizadas nas áreas externas ou gourmets. O uso destes revestimentos que apresentam textura de madeira ou cimento queimado por exemplo, agregam valor ao resultado final.

Tendências para as piscinas 2020

Estamos habituados a piscinas com revestimentos em um azul denominado “azul piscina”, mas fiquem sabendo que para o ano de 2020 a tendência é ver mais piscinas na cor verde-água, que transmite suavidade, saúde e frescor. Além disso, o branco também ganha força junto à ideia de que “menos é mais”.

Verde Água Onda BR 7,5x7,5 cm 35700
Revestimento Eliane 7,5×7.5cm – Mesh Verde Água Onda BR A – Ref: 35700

Revestimento que está em super alta no mercado é o Hijau, talvez você tenha conhecido como pedra vulcânica. Quando aplicado em piscinas provoca uma aparência natural dando para a água uma coloração esverdeada. A aplicação deve ser realizada com cuidado, pois é necessária atenção quanto ao tamanho das peças para manter a mesma proporção e também no manejo desse material.

E vale lembrar que o revestimento inspirado na pedra Hijau é muito mais fácil de limpar, mais leve e com excelente custo benefício.

Porcelanato Portobello 20X30cm Malibu Ocean Ext A – Ref: 39024

Ao escolher as opções de revestimentos para piscina, também está liberado soltar a imaginação, pois as estampas ganham cada vez mais espaço nas escolhas. São muitas as possibilidades que envolvem combinações de cores e mosaicos, e as chances de conseguir uma piscina diferente do que o que costumamos ver por aí são muitas!

REVESTIMENTO PISCINA ELIANE 10X20 CARAUBAS A 31172
Revestimento Eliane 10×20 – Taquari – Ref: 09588

Ainda tem dúvidas para fazer sua piscina em casa?

Aqui na maior especialista em acabamentos, temos profissionais capacitados disponíveis para tirar todas as suas dúvidas e indicar o material mais apropriado para o seu caso, com diversas opções e as melhores condições do mercado.

Na ABC da Construção, você encontra os melhores produtos de grandes marcas e, clicando aqui, ainda recebe um cupom de 100 reais* para a sua próxima compra em uma loja física.

Acesse o nosso site e confira quais são as promoções que estão rolando e não deixe para depois aquela pequena (ou grande) obra que precisa ser realizada. 😉

*Consulte condições na loja