A escolha da torneira para o banheiro, lavabo ou cozinha da sua casa tem uma grande importância no projeto e pode impactar fortemente a decoração e, principalmente, o dia a dia.

Os modelos e funcionalidades são muitos, mas é fundamental estar atento a dois detalhes: a altura da torneira em relação à cuba e o comprimento da bica.

Confira neste texto informações e dicas da maior especialista em acabamentos para te ajudar na escolha da melhor torneira para a sua cozinha e banheiro. Vamos lá?

Qual é a altura ideal da torneira?

Para saber a altura ideal para instalar a torneira, é preciso pensar nas tarefas executadas naquele cômodo.

Por exemplo, na cozinha, lavamos alimentos, louças e panelas e, portanto, precisamos de uma distância maior entre a bica e a cuba: ao menos 30 centímetros, independente se a torneira será fixada na parede ou na bancada.

MISTURADOR P/ COZINHA DOCOL LIFT CROMADO
MISTURADOR P/ COZINHA DOCOL LIFT CROMADO

Já para em banheiros e lavabos, normalmente, apenas lavamos as mãos. Por isso, a distância precisa ser apenas confortável para essa tarefa.

Mas é importante estar atento ao tamanho da torneira, que deve ser proporcional ao da cuba, e à direção do jato de água, deve ser direcionado ao centro do ralo. Caso fique mais a frente ou atrás, a água pode escorrer pelas laterais.

Torneira de mesa ou de parede?

A escolha do modelo de torneira vai definir o design da sua bancada e deve ser feita com antecedência, para se certificar de que o encanamento acompanhe essa decisão.

Caso contrário, será necessária uma pequena reforma para refazer a tubulação e criar um novo ponto de água no local a se instalar a torneira.

CUBA DE APOIO P/ LAVATÓRIO CELITE R1 BRANCO
CUBA DE APOIO P/ LAVATÓRIO CELITE R1 BRANCO

Uma outra questão vai impactar na sua escolha é o tipo de cuba utilizado. As cubas de apoio (que ficam sobrepostas à bancada), por exemplo, exigem torneiras mais altas e costumam ser mais utilizadas com as de parede.

Mas também é possível utilizar com os modelos de mesa sem problemas e ainda usar da criatividade, instalando a torneira em um dos cantos da bancada.

Torneira simples ou misturador: qual a diferença?

As torneiras simples não permitem escolher a temperatura da água e possuem um único registro que controla a saída de água.

Já os misturadores permitem que saia água quente e/ou fria da torneira, podendo ter um registro (monocomando) ou dois (bicomando ou comando duplo) para controlar a temperatura e a vazão da água.

A principal diferença entre esses dois tipos é o número de pontos de instalação necessários: enquanto o monocomando exige somente um ponto, o bicomando exige de dois a três.

MISTURADOR P/ COZINHA DOCOL DOC CROMADO/PRETO
MISTURADOR P/ COZINHA DOCOL DOC CROMADO/PRETO

A escolha entre torneira e misturador também deve ser bem pensada e funcional. Além de nem todas as casas terem tubulação de água quente (aquecida a gás, energia solar ou por um aquecedor elétrico), nem todos os cômodos têm a necessidade de água quente. E, se você não for utilizá-la, será que vale o investimento?

Para que serve o arejador?

O arejador é uma peça que fica bem na saída de água da torneira e adiciona ar ao jato. Assim, o volume de água diminui em até 50%, mas garante que saia água suficiente para o uso e gere economia ao mesmo tempo.

Atualmente, muitas torneiras já vêm com o arejador, mas também é possível comprá-lo avulso – basta conferir se o encaixe é compatível com o modelo da sua torneira.

Metal ou ABS: que material escolher?

TORNEIRA P/ LAVATÓRIO DOCOL GALI CROMADO
TORNEIRA P/ LAVATÓRIO DOCOL GALI CROMADO

No mercado, há torneiras e misturadores de dois materiais diferentes: metal ou plástico ABS.

As torneiras de metal geralmente possuem o miolo feito de latão, liga de cobre, liga de zinco ou aço inoxidável e o acabamento externo mais comum é o cromado.

Já as torneiras de plástico ABS, também chamado de plástico de engenharia, são brancas mas também podem ser pintadas de cores metalizadas. Elas costumam ser mais baratas, porém, menos resistentes.

MCA, o que é isso?

Na hora de escolher a torneira ideal, uma informação que é importante a se observar e que, em muitos casos, fica de lado é a indicação ideal de MCA para cada produto.

MCA nada mais é do que a sigla para metros de coluna de água. Ou seja, qual a altura, em metros, do nível da água na caixa em relação à torneira.

Por exemplo, 4 MCA significa que é necessário, no mínimo, 4 metros de altura entre a caixa e o produto para ter uma vazão adequada. Essa informação é importante pra que você tenha a vazão de água correta na torneira.

Afinal, ninguém quer investir em um produto bonito, que valorize seu banheiro ou cozinha, mas que na hora de usar só goteja água, sem pressão, não é mesmo?

Afinal, que torneira escolher?

Se ainda está em dúvida em qual é a melhor torneira para a sua cozinha e banheiro, confie em quem entende do assunto para te ajudar.

A ABC da Construção é a maior especialista em acabamentos e possui os melhores produtos do mercado para a sua obra com condições imperdíveis.

Venha a uma de nossas lojas ou acesse o site e confira as ofertas do mês. Para mais dicas para a sua obra, acompanhe nosso blog, Facebook e Instagram.