A crise do Coronavírus chegou tão rápido que nem tivemos tempo para pensar. De um dia para o outro, toda a nossa rotina se transformou e governos logo sancionaram decretos de quarentena e isolamento social.

Mas o que fazer quando toda a crise do Coronavírus aconteceu no meio de uma obra urgente ou que não pode ficar parada? Quais são as orientações para prosseguir? Neste post, nós reunimos tudo que você precisa saber para prosseguir com a sua obra em tempos de pandemia. Confira abaixo!

Coronavírus x Obra: o que fazer?

Sua obra é urgente ou não pode ficar parada, a primeira coisa que você precisa saber é que mudanças na rotina agora são inevitáveis.

As principais recomendações são:

  • Garantir que todos os trabalhadores da obra, sejam especificadores ou encarregados, estejam sempre usando máscaras e luvas;
  • Assegurar que todas as pessoas estarão posicionadas sempre a uma distância mínima de 1 metro umas das outras;
  • Incentivar higienização frequente das mãos, punhos e braços, assim como ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com água e sabão ou álcool em gel 70%, que devem ser oferecidos no local.

Especialmente em ambientes de obra, em que há muito contato entre as pessoas, bastante poeira e manuseio constante de ferramentas e objetos, medidas e protocolos devem ser estabelecidos para assegurar a saúde de todos os envolvidos.

Protocolo para a realização de obras em meio à pandemia do Coronavírus

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) divulgou uma série de orientações para a realização de obras durante a crise do Coronavírus, estabelecendo protocolos de ações para assegurar o bem-estar de todos nos canteiros de obra. Confira abaixo todas as recomendações do órgão:

  • Produza cartazes de fácil leitura com avisos sobre higiene pessoal e comportamento de risco;
  • No caso de obras com muitos funcionários, monte equipes fixas de 2 ou 3 funcionários para trabalharem nos mesmos horários (mas nunca no mesmo espaço);
  • Em construtoras, reduza o trânsito de pessoas entre equipes de obras diferentes;
  • Disponibilize máscaras individuais para uso frequente por todos os funcionários (esses instrumentos não devem ser compartilhados);
  • Disponibilize álcool em gel 70%, sabonete líquido e um espaço para todos lavarem as mãos em lugares-chave, como a entrada da obra, o barracão e a entrada dos banheiros;
  • Oriente todas as equipes sobre a importância de lavarem as mãos e o rosto frequentemente e da maneira correta (esfregando com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos);
  • Disponibilize copos descartáveis e individuais, para evitar o compartilhamento de utensílios;
  • Institua o transporte solidário, estabelecendo um rodízio de motoristas para levar os colegas ao trabalho diariamente e, assim, evitar o uso do transporte público por eles;
  • Evite o contato com pessoas externas, como fornecedores, clientes, etc;
  • Para funcionários de construtoras que trabalhem em escritório, procure implementar o trabalho remoto e use a tecnologia ao seu favor, substituindo reuniões presenciais por videoconferências via Skype, Hangouts, Google Meets, Zoom ou outro aplicativo similar;
  • Nos escritórios da obra ou em caso de obras em casa, limpe com pano e sanitizante superfícies (mesas, cadeiras, maçanetas, mousepads, interruptores, etc) e equipamentos (computadores, impressoras, telefones, mouses, etc) (realize o processo várias vezes ao dia);
  • Deixe os ambientes sempre abertos e bem ventilados, evite o uso de ar-condicionado e ventiladores para uma maior circulação de ar no local;
  • Comunique ao chefe ou superior ao primeiro sinal de gripe, resfriado ou sintomas do Covid-19, como febre, tosse, coriza, falta de ar e dor no corpo e não compareça ao trabalho, se for o caso.

Como ficam as compras de materiais para a obra?

Nesse período de Coronavírus, a recomendação nas cidades é para reduzir o trânsito de pessoas.

Materiais de construção são considerados itens de primeira necessidade. Especialmente nesse momento delicado, são essenciais para garantir ampliações de hospitais, reformas em estabelecimentos comerciais para aumentar a higienização de clientes e colaboradores, termino de obras residências para assegurar o isolamento social especialmente de idosos ou pessoas consideradas como grupo de risco.

Para garantir segurança e mais tranquilidade, a ABC da Construção conta com diversas formas de assegurar que sua obra urgente não pare.

Atendimento remoto; atendimento de especialistas por telefone, WhatsApp e videoconferência

Assessoria profissional sem custos: realizamos a ambientação 3D do seu projeto, garantindo que veja seu ambiente antes mesmo de comprar os materiais. Se preferir, vamos à sua obra para te ajudar na escolha dos materiais e na medição do seu ambiente.

Facilidade:

– Se você quiser receber seu material com rapidez, entregamos em 48h!

– Se preferir garantir as ofertas e receber só depois, armazenamos seus produtos por até 90 dias sem custo

– Pagamento facilitado e as menores taxas do mercado. Se preferir, pague sem sair de casa. Te enviamos o link pelo Whatsapp.

Segurança: Se preferir e o decreto municipal da sua cidade permitir, estamos trabalhando com atendimento agendado na loja. Estamos respeitando todos os protocolos das autoridades de saúde para garantir o bem-estar dos nossos colaboradores e clientes. As lojas contam com termômetros infravermelhos, máscaras, luvas, padrão de distanciamento e higienização adequada de todos os produtos e equipamentos.

Se a crise do Coronavírus aconteceu no meio da sua obra e você precisa comprar materiais de revestimento, louças e metais, equipamentos hidráulicos ou qualquer outro produto vendido nas nossas lojas, basta entrar em contato com a gente por telefone 0800 200 0216 ou WhatsApp (clique aqui para enviar sua mensagem) e o nosso time de especialistas vai te atender e levar o produto que você precisa até a sua obra.

E o melhor de tudo é que você ainda ganha um cupom de R$100 de desconto* para a sua próxima compra. Quer garantir nossos produtos com valores especiais? Clique aqui e confira nossas ofertas do mês. Entre em contato com a gente e não deixe seu sonho parado por causa do Coronavírus.

*Consulte condições na loja.